sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A importância da História


Muitas vezes, a importância de acervos e museus não é compreendida, mas a história que está por trás destes é o que pode levar a humanidade a entender o porque do hoje. Aos brasileiros, por exemplo, apresenta-se o Museus da Língua Portuguesa como ferramenta de descoberta e viagem pelas origens de sua língua. No caso, é também da cultura, visto que este apresenta algumas exposições temporárias com obras de grande importância para a nação brasileira, como “O Grande Sertão Veredas” de Guimarães Rosa, que inaugurou o museu.
          Com a música, a história não é diferente. Conhecer as origens, os instrumentos e os hábitos de quem as toca é fundamental para saber o motivo da melodia ser triste ou alegre, da letra ser uma crítica a sociedade, governo ou apenas algo que se torne agradável ao ser humano. Músicas como “Cálice” de Chico Buarque ou “Alegria, alegria” de Caetano Veloso permitem um retorno ao movimento cultural contra a ditadura militar. As letras e melodias criticavam o governo de forma implícita, e hoje fazem parte da história do país.
          História é verdade, é mito, é cultura e arte, por isso não deve ser deixada de lado em qualquer tipo de análise aprofundada de elementos pertencentes ao povo. A música ajuda a contar história e é, com certeza, a forma mais legal de entender e aprendê-la.
        
Seguem abaixo links para os vídeos das músicas acima citadas:

Boa tarde, senhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário